sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Microcontos



"Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte. No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.
O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas trinta e sete letras:

Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.

Assim como o americano Ernest Hemingway é autor de outro famoso miniconto. Com apenas vinte e seis letras, mas por trás das quais há toda uma história de tragédia familiar:

Vende-se: sapatos de bebê, sem uso.

Uma das definições de microconto estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir o seu envio através de mensagens SMS, evidenciando uma das características do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação."

Exemplos de Microcontos por Carlos Seabra :

Suas colegas riam nervosas, os meninos engoliam em seco e ela ficava ruborizada. Só seus mamilos, bem duros, permaneciam imperturbáveis.

Os vizinhos reclamavam, os cachorros corriam atrás, mas o velho piloto aposentado do oitavo andar continuava a soltar seus aviões de papel.

Tóbi era um cachorro muito inteligente. Quando o dono o chamava dizendo "você vem ou não vem?", ele ia ou não ia...

O cavalo comeu a rainha, o bispo foi comido pelo peão. Ao ver tamanha depravação, dona Eulália proibiu o neto de continuar a jogar xadrez.

Depois que ela partiu ele achou que havia morrido um pouco. Mas estava enganado, pois pouco era muito pouco...

Pegou a mala errada no aeroporto. Apaixonou-se perdidamente pelo perfume das roupas que ali estavam e até hoje tenta achar a quem pertencem.

Urinou e sacudiu duas ou três vezes o pinto. Acordou e, num susto, levou a mão entre as pernas. Ufa, ainda era uma mulher!

Ela era negra e ele judeu. Ela era católica e ele ateu. Ele engordou e ela emagreceu.

[Definição de Microconto na wikipedia]

Sem comentários: